A melhor idade para ser feliz
- rosemari gonçalves
- 25 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Aonde vamos com tanta pressa, pessoas?
Já reparou que quando uma criança está absorvida numa #brincadeira ou atividade ela nunca acha o tempo suficiente, fica focada no seu desafio e isso lhe traz plena felicidade? E quando se está na idade super produtiva da vida - e cada um tem a sua em tempos diferentes - como é excelente começar e terminar um projeto que nos leve a uma vida mais feliz, confortável e realizadora! Dizemos que #felicidade e sucesso andam abraçados.
Acima dos 60 anos, muita gente começa a perceber que o tempo fica em perspectiva. Não se está mais correndo para provar algo a si mesmo e aos outros. Queremos colher as boas sementes plantadas. Afinal, envelhecer é parte do ciclo da vida.
Aí começa um dilema...
Se ainda somos profissionais numa carreira, as oportunidades vão se extinguindo. Se não temos boa saúde, nosso ritmo desacelera e passamos àquela fase em que outros mais jovens cuidam de nós. Nem sempre com muita paciência.
O idoso pode querer cuidar da nova geração de netos, investir na #espiritualidade, desfrutar da sua sexualidade e, se aposentado, aproveitar os frutos de tantos anos de trabalho,.
Ele pode querer investir um pouco mais em lazer, viagens, aprimoramento espiritual e até novas carreiras - agora sem tanta pressão emocional. Felicidade não se limita à juventude!

Pesquisas indicam que os idosos no Brasil fazem parte na economia do país, ajudam no sustento doméstico e estão superando os jovens em número. Mas, calma...
Tanto para idosos como para os muito jovens, ansiedade com o futuro é motivo de estresse.
O idoso que sente insegurança sobre o passado e o presente não consegue desfrutar a sabedoria de sua grande jornada.
Eles devem ser respeitados por ela, afinal, são como são. Os filhos ou cuidadores devem ajudar neste processo, apaziguando sobre as metas frustradas. Desavenças e exigências devem ser esclarecidas. Sabemos que nem toda pessoa plantou boas sementes, mas certamente a grande maioria fez o melhor que pode! Nunca existiu época mais perfeita que o hoje.
Ser feliz na melhor idade pode ser complexo, mas é possível e depende muito do ambiente que criamos. Uma boa dica: mantenha o #idoso por perto. A troca de saberes entre gerações é muito enriquecedora.
Texto: Rosemari Gonçalves- Para conhecer meu Instagram, clique aqui
Comments