O coração no Pronto Socorro
- rosemari gonçalves
- 7 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Explode Coração era uma música e novela populares e nos faziam pensar na emergência extrema de não conseguir segurar mais a emoção. Um amor que gerava dor. Como é que um coração pode explodir? Em que ponto não dá mais pra disfarçar a dor? Bom, para começar, a dor não é para ser disfarçada, pois vai nos alcançar na próxima volta do caminho e mais forte.
Os sentimentos fortes de perda da segurança financeira, confiança no futuro, entes que morreram no período do #isolamento social e até o abalo em nossa segurança nas políticas sociais que nos governam podem deixar feridas emocionais que levarão anos para serem entendidas e curadas.
As pessoas que rejeitam a ideia de fazer psicoterapia deveriam encarar o fato de que as doenças físicas do amanhã podem estar sendo semeadas na mente hoje. Algumas providências podem ser tomadas antes que o corpo somatize ou o coração "exploda".
Veja algumas delas:
Preste atenção à sua dor e dê nome ao que sente (por exemplo: "eu estou muito zangada, triste, decepcionada, etcetera"). Tristeza tem muitos nomes... Qual o nome da sua?
Não se auto medique com alopáticos. Eles só devem ser administrados com receita e em Pronto Socorro nos casos de surto grave. Informe seu médico de confiança sobre o uso de fitoterápicos brandos (chás) que facilitem sono e desaceleração mental.
Escreva sobre o que aconteceu. #Escrita #terapêutica é uma ferramenta de cura, como os diários de antigamente. Colocar no papel ajuda a pensar racionalmente.
Não se culpe. Pelo contrário, essa é a hora de ser gentil consigo. Procure entender a situação num contexto mais amplo possível, pois todas as nossas escolhas estão interligadas a escolhas de outras pessoas.
Dê atenção ao silêncio e as coisas simples de sua rotina.
Procure amigos que passem energia positiva. Não se isole.
Assuma que precisa de ajuda profissional, se a dor permanecer por mais dias.
Procure serviços de #Psicologia gratuitos nas mídias sociais, no CVV (Centro de Valorização da Vida: Telefone 188) ou universidades de sua cidade que mantenham clínicas abertas ao público e possam estar atendendo #online.
Em tempos de Covid 19 muitos serviços gratuitos estão disponíveis gratuitamente em ONGs, instituições religiosas e entidades privadas.
Sua dor vai diminuir se você der um significado a ela ou, no mínimo, ela vai ser administrada de forma a não te paralisar.
Até a próxima semana!
Siga e curta o blog. Acesse o Insta (@psicologa_rosemarigoncalves) ou envie Whatsapp
27-996580809, Ilustração: https://pixabay.com/pt/users/cocoparisienne

Comments