top of page

Responsabilidade pelas escolhas é metade da cura da angústia

  • Foto do escritor: rosemari  gonçalves
    rosemari gonçalves
  • 16 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Ei, toma as rédeas de tua vida!

Quando a vida fica complicada demais e parecemos ter perdido a capacidade de resolver os problemas, a desculpa de muita gente é que as circunstâncias fugiram ao controle, que a vida acelerou ou desacelerou antes que se pudesse retomar controle deste ou daquele aspecto vivencial. Ou seja, a responsabilidade vem de fora e nos atinge como um raio. Na verdade, quase sempre vínhamos observando as circunstâncias se movendo e rezando para que as coisas se resolvessem antes que nós tivéssemos de agir.


Assumir que passividade não leva a #crescimento nenhum e que somos empurrados de um lado para o outro da vida como folha ao vento já é metade do caminho para a cura da #angústia. A experiência sempre é melhor que a inércia. Se tivermos duas escolhas, sigamos uma delas. Basta observar os resultados e consequências e saberemos se devemos refazer a trilha e optar pela alternativa que abandonamos antes. Recomeçar, fracassar não é um #bicho-de-sete-cabeças.


Viver este processo de se perdoar pelo insucesso é melhor que abdicar de escolher. (Instagram: @psicologa_rosemarigoncalves)


A #Logoterapia tem um conceito importante que é o da liberdade da vontade. Mesmo em quarentena - para citar este exemplo cotidiano atual pelo #Covid-19 - podemos escolher muita coisa, todos os momentos. Podemos ser livres e exercitar escolhas, vontades para testar nossos medos. Ou melhor, arriscar. Com responsabilidade, pois tudo que fazemos afeta o restante do conjunto.

Uma faceta da #responsabilidade é que ela deve estar ligada a nossos valores vivenciais, morais e atitudinais. O que colocamos em prova pela experiência se torna parte da gente. Aplicamos valores que mostram nossa maturidade pessoal, diante de nós e dos outros e só isso vale por muitas sessões de #terapia!



 
 
 

Comments


bottom of page